Apit

UFE - Union of Finance Personnel in Europe

 

A UFE é a única organização que representa os interesses dos sindicatos de funcionários dos impostos e das autoridades de administração aduaneira da Europa.

Reúne mais de 400.000 membros de mais de 40 sindicatos membros em 20 países (Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido).

A UFE está representada no Parlamento Europeu, na Commissão Europeia e no Conselho Económico e Social. A sua tarefa junto destas instituições é alertar para o papel essencial dos profissionais das administrações fiscais e aduaneiras no processo de integração europeia.

A harmonização dos impostos directos, o reforço da luta contra os crimes fiscais e económicos numa base supranacional, a melhoria da eficácia das administrações fiscais e aduaneiras na Europa através da aposta no reforço do efectivo operacinal e da melhoria das condições de trabalho constituem os pontos-chave  da actuação da UFE.

Com a participação no 46.º Congresso da UFE, entre 18 e 20 de Setembro de 2012, a APIT foi aceite como membro de pleno direito.

A integração da APIT neste fórum de discussão e colaboração tem como principal objectivo contribuir para efectivas discussões e acções tendentes à real valorização das carreiras dos profissionais dos impostos e das alfândegas, para a sua efectiva dignificação, e em especial contribuir para uma cada vez mais eficaz luta contra a evasão e fuga fiscal.