Comunicados

Data Comunicado Nº 06/2019
01.07.2019

Comunicado n.º 9 / 2019 - Greve e Concentração de Trabalhadores

Caros Associados,


Face às noticias desesperadas que têm vindo a público nestes últimos dias, após o pré-aviso de greve, a APIT vem reafirmar que não pode, nem nunca poderá aceitar um projeto de CARREIRAS que:

? MINIMIZE A FUNÇÃO INSPECTIVA E DE INVESTIGAÇÃO CRIMINAL DA AT

? DESPREZE AS FUNÇÕES ADUANEIRAS E O CONTROLO E GESTÃO DA FRONTEIRA EXTERNA

? NÃO RESPEITE A DIGNDIDADE DOS PROFISSIONAIS DA AT, PARTICULARMENTE OS DA INSPECÇÃO TRIBUTÁRIA E DAS CARREIRAS ADUANEIRAS, POIS ATÉ ATRIBUI ESTAS DESIGNAÇÕES A OUTRAS CARREIRAS QUE NÃO SÃO, NEM DE INSPECÇÃO, NEM ADUANEIRAS

? NÃO DEFENDA AS SUAS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS E NÃO RECONHEÇA A SUA JÁ ELEVADA QUALIFICAÇÃO

? FRUSTE AS SUAS EXPETATIVAS LEGÍTIMAS DE PROMOÇÃO E DE PROGRESSÃO

? AVANCE COM UM SISTEMA DE AVALIAÇÃO DUPLAMENTE PUNITIVO E QUE APENAS SE MOSTRA COMO RELEVANTE PARA A CONCEPÇÃO DE MAIS DIRIGENTES E CHEFIAS

? MANTENHA A INJUSTIÇA SOBRE A ACTIVIDADDE DE INSPEÇÃO, OBRIGANDO À UTILIZAÇÃO DE VEÍCULOS PRÓPRIOS OU À CONITNUIDADE DO CONGELAMENTO DAS AJUDAS

? DESCONSIDERE DE TODO A PERIGOSIDADE DO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES INSPECTIVAS E CONTINUE A RECUSAR O SUPLEMENTO DE INSPEÇÃO QUANDO EM EXERCÍCIO PELOS NOSSOS ASSOCIADOS. PELOS TRABALHADORES DA AT. PELA MISSÃO E FUNÇÕES INSPECTIVAS. PELA AT. PELA SOCIEDADE PORTUGUESA.

Conforme decorre do nosso comunicado n.o 8, existem muitas dúvidas por esclarecer, não existem certezas quanto a uma quantidade enorme de assuntos e aparecem situações que afetam a dignidade e o futuro dos funcionários. E que afetam o exercício das Funções e Missão Inspetiva e de Controlo da Fronteira Externa da AT.

Também, e sobretudo, não tem existido recetividade por parte do Governo PS em dar resposta às propostas apresentadas por este Sindicato, por outras Organização Representativas de Trabalhadores e até pelos próprios Trabalhadores em abaixo assinados.

Por outro lado, surgem agora encarniçadas tentativas de verter até as duas Carreiras previstas no Projeto para uma Carreira Única absorvendo as Carreiras Aduaneiras.

Quem assinar esta visão de carreiras e a deixar vigorar sem forte voto de protesto, estará a contribuir para o fim da AT, tal como a conhecemos hoje. E não é nenhum exagero porque com esta visão, a Inspeção Tributária e Aduaneira deixa de existir e os trabalhadores serão TODOS parte de algo indefinido, uma enorme massa de gente indistinta, será toda tratada por igual, para o melhor e para o pior. E como se viu recentemente, sem ninguém para nos defender, O FUTURO É NEGRO.

Quem luta pode não conseguir vencer, mas quem não lutar certamente nada consegue.

Por isso colega, dia 27 faz greve, e junta-te a nós numa grande demonstração de luta e de todo o nosso desagrado.

Assim, apelamos à vossa adesão massiva à Greve com Concentração marcada para o próximo dia 27 de Junho

Por forma a agilizar a deslocação a Lisboa, estamos a organizar um sistema de transporte com autocarros, com saída de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Faro e Setúbal, no dia 27 de manhã, por forma a que pelas 12 horas, todos nos possamos manifestar junto ao Ministério das Finanças. Saídas de outros locais serão possíveis, tendo em conta, o número de inscrições, pelo que estamos abertos às vossas sugestões.

Solicitamos que procedam à vossa pré-inscrição até ás 12 horas do dia 25 de Junho. Através de: respeitoatmanifestacao@gmail.com. Esta é uma Ação de luta aberta a todos os que não se reveem no projeto de carreiras apresentado pelo Governo.

Os Trabalhadores da AT não podem continuar a ser maltratados. Merecem respeito e têm que ser respeitados!

Queremos Transparência e Verdade!


# NÓS SOMOS AQUILO QUE DEFENDEMOS! #

# JUNTA-TE À APIT! #

# VAMOS DEFENDER CARREIRAS DIGNAS E COM FUTURO! #