Informações

Data
Notícia
03.04.2018

3.º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais e Aduaneiros

Cara(o) colega,

Nos dias 28 a 30 de maio, a APIT - Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira, em colaboração com a FEBRAFITE - Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais, com a Law Academy e com a RAF-LP – Rede de Auditores Fiscais de Língua Portuguesa, organiza o 3.º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais e Aduaneiros.

No decorrer dos três dias serão perspetivados cenários futuros, antecipando novos desafios que se avizinham e que serão impostos à sociedade, como o da Globalização na área Aduaneira ou o papel das Autoridades Tributárias e Aduaneiras perante as Novas Tecnologias. A terceira edição reunirá especialistas, investigadores e profissionais ao mais alto nível, que irão analisar e debater em conjunto os desafios impostos pelos mercados, e pelas recentes mudanças neles refletidas, sendo premente encontrar e apresentar soluções inovadoras para alcançar a justiça fiscal.

Temos como objetivo promover a qualificação, a integração e otimização do intercâmbio entre os 2 países, com especial ênfase nos seus profissionais (auditores fiscais, inspetores tributários, inspetores aduaneiros, e profissionais do setor privado), considerando que a concentração de sinergias se torna primordial e se pretende que seja a resposta à temática do Congresso: alcançar a Justiça Social através da Justiça Fiscal. É a certeza de se estabelecerem discussões entre profissionais de um mesmo ofício, independentemente da área de atuação efetiva, de termos um diálogo aberto e franco entre operacionais, sobre matérias tão importantes para o nosso dia-a-dia profissional, que torna este evento tão relevante.

O 3.º Congresso conta com o apoio institucional da AFP – Associação Fiscal Portuguesa (Portugal), do CIAT – Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Panamá), da ANFIP (Brasil), da UNAFISCO Nacional (Brasil) e do ENCAT – Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Brasil).

Sempre com a preocupação de dotar o evento da necessária adequação científica, este evento conta com a Parceria Académica da UPT – Universidade Portucalense e do IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Conforme poderão observar no programa do evento (disponibilizado abaixo), serão abordados temas de grande interesse e relevância para a nossa ação diária, tendo sido possível reunir um painel de oradores de elevada qualidade técnica e científica.

As inscrições (obrigatórias e limitadas à capacidade do local do evento) permanecem abertas até ao dia 18 de maio, e terão necessariamente de ser realizadas online, no site do congresso, em www.apit.pt/3_congresso.

O valor de inscrição inclui:

  • Material do Congresso;
  • Cocktail de Boas-Vindas no dia 28 de maio;
  • Almoços nos dias 29 e 30 de maio (no Salão Nobre da Alfândega do Porto);
  • Coffee-Breaks nos dias 29 e 30 de maio;
  • e, Jantar de Encerramento no dia 30 de maio.

Os associados da APIT beneficiam de um desconto de 25% sobre o valor da inscrição.

De realçar ainda que os colegas interessados em participar deverão ainda proceder, nos seus serviços, à entrega do requerimento para auto-formação (dias 29 e 30 de maio, dado que o dia 28 decorre em horário pós-laboral). Disponibilizamos abaixo, e a título de exemplo, um requerimento que contém todas as informações necessárias para que o pedido possa ser analisado e aprovado (o mesmo deverá ser adaptado conforme os impressos em uso nos respetivos serviços).

Vamos demonstrar mais uma vez a nossa unidade, renovando em 2018 o sucesso dos eventos anteriores.

 

Podem seguir os seguintes passos para realizar a inscrição:

  • Aceder ao site www.apit.pt/3_congresso;
  • No separador “Inscrições” selecionar o correspondente a Portugal (PT);
  • Preencher o formulário de inscrição na sua totalidade (os dados serão utilizados para emissão e envio do recibo, assim como para confirmação da inscrição);
  • Utilizar os dados bancários aí assinalados (também presentes no email que receberá após clicar no botão “enviar”) para pagamento do valor da inscrição (associados da APIT e entidades protocoladas têm descontos associados);
  • Enviar o comprovativo de pagamento para geral@apit.pt (identificando o nome do congressista);
  • Receberá por email o comprovativo de inscrição e o recibo de pagamento.

Qualquer dúvida ou esclarecimento, permanecemos à vossa disposição.


Até Maio na cidade do Porto.

Unidos e Solidários, Somos Mais Fortes.


Programa do 3.º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais e Aduaneiros

Exemplo de Requerimento para Auto-Formação