Luta contra a corrupção

Combater a corrupção é um aspecto essencial do exercício democrático e cívico! 

A APIT defende intransigentemente programas anti-corrupção, de forma a encorajarmos o investimento e uma competição ética entre os diferentes intervenientes na economia portuguesa.

 

O Plano Anti-Corrupção da DGCI é manifestamente um instrumento essencial na luta contra a corrupção, porque identifica e aborda as possíveis práticas corruptas, e porque contém medidas preventivas para um efectivo cumprimento da lei. 

 

Vontade política e acção determinada por parte do governo e das entidades tutelares da administração pública são necessárias para potenciar uma prevenção eficaz e realizar medidas eficazes de identificação e punição de actos corruptos.

 

Ninguém poderá esquecer três princípios fundamentais nesta luta: transparência pública, responsabilidade governamental e empenho cívico da sociedade civil.

 

A APIT pretende ter uma voz activa e participante nesta luta, tal como já fez e continuará a fazer eco nas reuniões que manteve e manterá com a tutela, promovendo a transparência e uma efectiva luta contra a corrupção.

 

 

Carta Ética da Administração Pública

Política de Prevenção da Corrupção e Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas da DGCI

Manual da OCDE para sensibilizar os Inspectores Tributários para o problema da Corrupção

Prevenir a Corrupção