Caros colegas,
Em 2024 a OMA dedicou a comemoração do Dia Internacional das Alfândegas ao tema “Alfândegas Mobilizadoras dos Parceiros Tradicionais e de Novos Parceiros em torno de Objetivos Claros”.
Num mundo globalizado cabe às Alfândegas um papel preponderante e fundamental na salvaguarda do presente e do futuro do País, da economia nacional, da sua segurança, da sua saúde e da sua liberdade.
Estranha-se assim que aos trabalhadores aduaneiros se ainda vejam recusados os seus mais básicos direitos a serem devidamente respeitados e dignificados, quer pela Direção da AT, quer pelo Governo. Não esquecemos a revisão de carreiras e os trabalhadores (ainda) em carreiras subsistentes, os trabalhadores colocados em MICs “inutéis”, os concursos adiados eternamente, a não renovação geracional, o abuso nas horas, turnos e condições de trabalho, uniformes desajustados, e etc etc. Afinal, num dia “dedicado” aos parceiros, são os trabalhadores que deveriam estar na primeira linha das preocupações. Esses são os “parceiros” que fazem a Alfândega funcionar.
Hoje o dia é de celebração. Mas não esquecemos o contexto em que se trabalha nas Alfândegas deste País.
É por isso ainda mais relevante que novamente vos sejam reconhecidas: a qualidade do vosso trabalho, a vossa resiliência, e a salvaguarda da nossa economia em tantas vertentes. Em nome da APIT, Obrigado!
Com os melhores cumprimentos,
A Direção da APIT