Cara(o) Associada(o),
A APIT continua a apoiar a realização de iniciativas científicas que nos permitam a todos ter uma noção concreta e precisa do ambiente em que trabalhamos, seja pelo seu enquadramento legal seja pelo enquadramento interno dado às nossas carreiras e funções. E que assim possam contribuir não só para um diagnóstico, mas sobretudo para o apontar de novos caminhos, passíveis de proporcionar maior eficácia e eficiência.
Acreditamos numa Administração Pública transparente e cada vez mais dedicada a prestar serviços públicos de qualidade a todos os cidadãos, e ao próprio País. Não temos receio de colaborar com a Academia ou com outras entidades da Sociedade Civil, porque acreditamos que deste intercâmbio e dos debates que daí surgem, podemos todos contribuir para melhorarmos pessoal e profissionalmente, e necessariamente contribuir para um futuro de maior sucesso da entidade.
É no âmbito destas ações que divulgamos e apoiamos o trabalho a ser desenvolvido pela Dra. Margarida Vaz Osório, sob coordenação da Professora Doutora Filomena Brás (Universidade do Minho), dedicado ao tema “A perspetiva dos inspetores tributários e aduaneiros sobre o combate à fraude e evasão fiscal no contexto português“.
De acordo com as próprias: Este trabalho de investigação tem como objetivo estudar o combate da fraude e evasão fiscal em Portugal na perspetiva do inspetor tributário e aduaneiro, aquele quem, no seu dia a dia, no cumprimento das suas tarefas, sente o fenómeno. Nesse sentido, o estudo pretenderá responder às seguintes questões de investigação:
- Qual é a perceção dos inspetores tributários e aduaneiros sobre os fatores que motivam a prática de fraude e evasão fiscal em Portugal?
- Quais são as ferramentas mais úteis para os inspetores tributários e aduaneiros no combate à fraude e evasão fiscal?
- Quais são as principais limitações do combate à fraude e evasão fiscal na ótica dos inspetores tributários e aduaneiros?
- Quais são as medidas mais adequadas para melhorar o combate da fraude e evasão fiscal em Portugal na ótica dos inspetores tributários e aduaneiros?
Como parte integrante do estudo, foi construído um inquérito por questionário online, cujo preenchimento deverá ser realizado pelo pessoal da carreira de Inspeção e Auditoria Tributária e Aduaneira.
Solicitamos a sua colaboração, que lhe ocupará apenas alguns minutos do seu dia. Uma participação significativa proporcionará certamente resultados com melhor leitura. Para participar, abra o questionário aqui, ou clique no seguinte link:
https://eeguminho.eu.qualtrics.com/jfe/form/SV_dhXMdHBWSIXP39k
Agradecemos antecipadamente a vossa atenção e colaboração, assim como a distribuição desta informação a todos os colegas que não sendo associados da APIT poderão estar interessados em participar neste estudo.
Após a finalização do trabalho, os resultados serão apresentados em evento a organizar pela APIT em colaboração com a Universidade do Minho.
Saudações Sindicais,
A Direção da APIT
—
Rua Duque da Terceira, 403 – 1.º Esq. – 4000-537 Porto
www.apit.pt + geral@apit.pt + fax (+351) 210435930 + Segue-nos no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter
Junta-te à APIT! Torna-te nosso Associado! Unidos e Solidários, Somos Mais Fortes!