Home Destaques Info 6 / 2020 – As pessoas têm sempre de estar em primeiro lugar!

Info 6 / 2020 – As pessoas têm sempre de estar em primeiro lugar!

by Nuno Barroso
0 comment

AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR! SEMPRE!

Esta é uma guerra de todos nós, por todos nós!

A época da Páscoa representa um momento de união, reunião e de reforço de laços familiares, sejam eles de maior ou menor proximidade. Mas este ano, uma guerra a um perigoso inimigo sem rosto, alterou de forma urgente a nossa vida de uma feição única, forçada e inevitável. Tal como tem acontecido nas últimas semanas, também este período será vivido de forma obrigatoriamente diferente, pondo de lado costumes, tradições e até, para muitos, a oportunidade única de se reunirem anualmente com os seus.

É por isso que, antes de mais, a APIT quer iniciar esta comunicação por endereçar uma palavra de apoio, força e fraternidade às dezenas de colegas que estão confrontados com a infeção por CoViD-19, neles próprios e/ou nos seus familiares.

Mas também estendemos a solidariedade a todos os colegas que durante estes 5 dias estarão, nos seus postos de trabalho, presenciais ou remotos, a exercer as suas funções de inspeção e fiscalização no cumprimento da Missão da Autoridade Tributária e Aduaneira. E de uma forma geral dizer a todos os Trabalhadores e às suas famílias que, apesar das circunstâncias, Vos desejamos a melhor celebração festiva possível e reafirmar que estamos juntos e à vossa disposição para tudo o que estiver ao nosso alcance.

Temos a certeza que os trabalhadores da AT continuarão, com elevado profissionalismo e com elevado sentido de cidadania, a cumprir a sua Missão em defesa da Sociedade, a bem de todos.

A nossa resiliência, o nosso caráter e o nosso sentido de solidariedade individual e coletiva, são bem demonstrativos da força e da entrega a essa nossa Missão, mesmo quando confrontados com atuações erráticas, descoordenadas, incorretas, injustas, prepotentes, pouco legítimas, e de ética e moral reprováveis, por parte de alguma hierarquia.

Lamenta-se e reprova-se sobretudo que tais atuações, mesmo quando são relativamente isoladas no conjunto da AT, possam contribuir ou tenham já contribuído, para situações de insegurança e de incompreensível sujeição à infeção, ou ao risco da mesma, que podia e pode, e devia e deve ser mitigado.

A APIT tem, de forma contínua e direta, cooperado com a Direção da AT a identificar todos os erros e irregularidades que os Trabalhadores nos reportam, procurando acompanhar tais denúncias com propostas para a defesa e segurança dos trabalhadores, operadores e demais cidadãos, sem que tal inviabilize a prestação dos serviços essenciais. Este é o carácter da nossa atuação sindical, de denúncia e exigência, mas também de construção e cooperação.

Todos sabemos as enormes dificuldades que enfrentamos, mas acreditamos na vitória em conjunto sobre esta pandemia que reclama a saúde, até a vida, de Trabalhadores e suas famílias.

Foi assim que identificámos a necessidade de Viseiras de Proteção para os colegas que têm de continuar a efetuar ações externas em contacto com operadores e carga e decidimos proceder à distribuição das mesmas, por todo o continente e ilhas.

Porque as pessoas estão sempre, e devem estar sempre, em primeiro lugar. Porque não existe AT sem Trabalhadores. Porque não existirá cumprimento de QUAR ou SIADAP, mesmo que revistos, se não cuidarmos das pessoas.

Com a Vossa colaboração, em defesa de todos, vamos continuar a sinalizar falhas, a sugerir medidas e a ajudar e a criar soluções capazes e expeditas. Continuaremos atentos e interventivos.

Contamos com a vossa colaboração. Contem com a APIT.

É TEMPO DE PREVENIR E AGIR.
AS PESSOAS ESTÃO EM PRIMEIRO LUGAR! SEMPRE!
UNIDOS E SOLIDÁRIOS, SOMOS MAIS FORTES!

Também poderá ver

Leave a Comment