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Informação – Seguro de Saúde APIT-AdvanceCare – 2023/2024

by Nuno Barroso
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Cara(o) associada(o),

Desde o dia 1 de agosto, a Apólice relativa ao Seguro de Saúde – APIT / AdvanceCare (Associados) foi renovada, sendo que também foi nesse dia renovada a Apólice relativa ao Seguro de Saúde destinada aos familiares dos Associados da APIT (Apólices individuais).

A presente informação tem os seguintes objetivos:

  1. Informar das novas condições da Apólice de Seguro de Saúde;
  2. Alerta para a incorreta utilização do seguro de saúde por parte dos utilizadores;
  3. Novos valores da apólice de saúde dos agregados;
  4. Informações gerais

A – Renovação da Apólice de Seguro de Saúde

Como é do seu conhecimento, a Apólice de Seguro de Saúde, renova-se 1 de agosto de cada ano, e para o período de 2023/2024 voltou a ser renovada, com as seguintes alterações nas condições e garantias:

A.1 – Para beneficiários ADSE

              Coberturas  CapitalSistema de Reembolso
Comparticipação Segurador
HOSPITALIZAÇÃO30 000 €90% (1) / 50% (2)
Franquia por Sinistro/pessoa segura500€ 
Valor Máximo de K 7 €
PARTO1 000 €90% (1) / 50% (2)
AMBULATÓRIO Franquia por anuidade2 000 € 100 €70% (1) / 35% (2)
Fisioterapia500 € 
Outros Exames e Tratamentos 70% (1) / 35% (2)
MEDICAMENTOS150 €50%
       ESTOMATOLOGIA Franquia por anuidade250 € 100 €70% (1) / 35% (2)
Visitas
Outras Despesas
PRÓTESES E ORTÓTESES300 €50% (1) / 35% (2)
Ortóteses Oculares100 €

NOTAS:

(1) Esta percentagem incide sobre o remanescente não comparticipado pela ADSE e mediante a apresentação de um documento original comprovativo da parte da despesa não reembolsada pela ADSE, num prazo máximo de 240 dias a contar da data de realização do ato médico em causa.

(2) Percentagem de reembolso sem comparticipação prévia da ADSE.

A.2 – Apólices Individuais

AdvanceCare Saúde
  Coberturas  CapitalDespesas Comp. ADSERedeFora da Rede
Comparticipação SeguradorSeguradorCliente SeguradorCliente
HOSPITALIZAÇÃO30 000 €90%100%  70%30%
    10% 
Franquia por sinistro 500€Mín. de 500 €   
Valor Máximo de K   6,73 € 
PARTO1 000 €90%90%10% 90%10%
AMBULATÓRIO2 000 €70%70%30% 70%30%
Franquia por anuidade partilhada  100 €  100 €
Consultas  17 €   
Consultas Urgência  40 €   
Fisioterapia500 €100%10,00 €/Sessão 35%65%
Terapia da Fala6 sessões100%10,00 €/Sessão 35%65%
Cinesioterapia6 sessões100%10,00 €/Sessão 35%65%
Outros Exames e Tratamentos 70%30%   
MEDICAMENTOS150 €50%  
ESTOMATOLOGIA250 €100%100%  55%45%
Franquia por anuidade  100 €  100 €
Visitas100% 15 € por visita   
Outras Despesas70%80%20% 55%45%
PRÓTESES E ORTÓTESES300 €70%70%30% 70%30%
Franquia por anuidade  60,00 €  60,00 €
Ortóteses Oculares100 €70%30% 70%30%
REDE DE BEM-ESTARIncluído  
ASSISTÊNCIA ÀS PESSOASIncluído Copagamento de 15 € por consulta ao domicílio

NOTA:

Os filhos adultos maiores de 25 anos, podem permanecer no seguro até ao final da anuidade em que perfaçam 30 anos, com prémio e condições de vigências idênticas às indicadas para os cônjuges, desde que o pedido de manutenção seja enviado no máximo até 30 dias após a data de renovação da apólice.

Caso contrário, as garantias cessarão no final da anuidade em que a idade limite é atingida.

B – Uma boa utilização do seguro de saúde por parte dos beneficiários (associados e agregados)

Todos os anos tem sido cada vez mais difícil renegociar ambas as apólices, dado que os índices de sinistralidade de ano para ano aumentam consideravelmente o que originam aumentos no valor das mesmas, bem como alterações às condições e garantias. Mas o período de vigência de 2022/2023, foi o mais marcante desde 2013 (ano de início da apólice).

Da análise efetuada quer pela APIT quer pela seguradora, chegou-se a duas conclusões:

  1. Existiu uma incorreta utilização da apólice – esta é uma apólice de segunda linha e como tal deve sempre ser utlizada em complemento da ADSE, e não o contrário, ou seja, a despesa deve ser remetida à ADSE e após a comparticipação daquela entidade será remetida à Advancecare. Foi verificada a situação contrária em que a despesa é submetida à seguradora e posteriormente à ADSE, certo é que compreendemos ser esta uma forma mais rápida de ser reembolsado das despesas de saúde face aos elevados prazos praticados pela ADSE, mas alertamos que no final ficam prejudicados dado que o valor do reembolso será inferior;
  2. O custo dos atos médicos aumentou – e em alguns casos, como atos cirúrgicos triplicaram, sendo estes que representam a maior subida de rácio de sinistralidade, o que nos leva a alertar novamente: esta é uma apólice de segunda linha, pelo que submeta a despesa primeiro à ADSE e só depois à Seguradora. Alerta-se para priorizar entidades com convénio com a ADSE.

Ainda dentro do tema de utilização da apólice, aproveitamos para alertar que erradamente, algumas, não muitas, entidades com convénio com o seguro de saúde da AdvanceCare, faturam 40,00€ por utilização de sala/piso em consultas de urgência: ora existindo um protocolo das entidades prestadoras de serviços na rede com a seguradora, este valor não é devido, pelo que deverá reclamar do mesmo.

Outro alerta, prende-se com a prática de pilates em ginásios ou instalações similares, que não é nem nunca foi considerada fisioterapia, logo não é objeto de reembolso dado não ser uma despesa de saúde.

C – Custo da Apólice do Seguro de saúde dos Agregados

Em face do atrás descrito, e como já informado pela AdvanceCare, houve um incremento de 25% no valor da apólice de seguro de saúde, que passou a ser de €312,46 / ano (€26,04/mês), fruto do igual aumento do rácio de sinistralidade desta apólice.

D – Informações gerais

1 Por parte da AdvanceCare foram-nos garantidos os seguintes serviços:

  • Cartão virtual;
  • Entrega de despesas médicas on-line para reembolso em 72h se submetidas pelo portal de clientes ou APP myAdvanceCare [se submetidas por correio, a média para o reembolso é de 6 dias];
  • Simulador de despesas médicas (para que saiba antecipadamente os valores da sua consulta ou intervenção);
  • Médico online (por videochamada): serviço prestado por uma entidade autorizada e profissionais de saúde habilitados para o efeito;
  • Consulta de utilizações, reembolsos e pré-autorizações;
  • Solicitar pré autorizações, com emissão em 4 dias úteis (média);
  • Tratamento de reclamações em 8 dias úteis (média);

2 Para qualquer esclarecimento adicional, os associados poderão e deverão continuar a contactar a Portinsurance (Ana Sofia Cabral) através dos seguintes contactos:

3Incentivamos os nossos associados a proceder ao registo no MyAdvanceCare para que o reembolso de despesas opere mais rápido e eficaz, bem como recorrer prioritariamente a serviços médicos com comparticipação da ADSE na origem;

4 Solicitamos ainda aos associados, que tenham seguros para o seu agregado, com débito direto na conta bancária de valor certo, que deverão proceder à alteração do mesmo (nos termos e valores acima apresentados – ponto C. desta informação) junto da sua entidade bancária, para que não ocorram devoluções de pagamento.

5 – Alertamos os associados que não tenham IBAN indexado à apólice para efeitos de reembolso de despesas de saúde, que enviem por email, para apit.tesouraria@gmail.com, documento comprovativo do seu IBAN (não pode ser o talão do multibanco, dado que  este não indica o titular), por forma a que este opere mais rapidamente.

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