Caros Associados,
Desde fevereiro do presente ano que a Direção da APIT obteve junto da seguradora Generali/Tranquilidade, a confirmação de algo há muito almejado: a alteração do prazo de renovação do seguro de saúde do qual todos beneficiamos, de 01/08/2024 para 01/01/2025, pelo que estávamos completamente seguros, que a seguradora operaria nesse sentido.
No entanto, tomámos conhecimento, através dos vossos contatos, e dos contatos entretanto estabelecidos com o nosso Broker (Portinsurance) e com a própria Seguradora, que, a informação que esta última passou a prestar (desde 1 de agosto), aquando da utilização do seguro de saúde pelos associados, é de que “a apólice encontra-se vencida e sem renovação”.
Do contacto tido com a seguradora Generali/Tranquilidade, fomos então informados que o sistema informático desta não acompanhou a alteração do prazo de vigência, e considerou que a apólice não foi renovada.
A Direção da APIT, tem consciência de todos os problemas que esta situação causou e ainda está a causar, tendo sido reportados todos os vossos contatos e e-mails à Seguradora, por forma a que esta tome conhecimento dos mesmos.
Desde o dia 1 de agosto, e da parte da Seguradora, existia sempre a certeza que no dia seguinte teríamos a resolução do problema. Infelizmente, e exclusivamente por responsabilidade da Seguradora, apenas hoje foi concluída a resolução deste problema, sendo essa a razão pela qual também só hoje entramos em contacto formal com todos os nossos associados.
Antes de qualquer outra informação, asseguramos que todos os associados cujas despesas de saúde possuem data de 1 de agosto de 2024 ou posteriores, as deverão desde já submeter para um célere reembolso, mantendo-se os atos cirúrgicos agendados.
Face a todos os constrangimentos técnicos levantados pela Seguradora, e por forma a evitar maiores problemas a todos os nossos associados, foi mantida a data de renovação em 01/08/2024, pelo que, pressionados pela responsabilidade de representação e defesa dos interesses dos associados da APIT, foi necessário a renegociação das apólices num curtíssimo espaço de tempo.
De todos os dados recolhidos quanto à utilização do seguro de saúde por parte dos associados, verifica-se que, face à sinistralidade das apólices de Seguro de saúde APIT, a seguradora para manter todas as condições em vigor propôs um aumento totalmente incomportável de 40%, pelo que, para conseguirmos manter a Apólice de Seguro APIT foi necessário efetuar uma renegociação cobertura a cobertura.
Desta forma foram tratadas as Apólices de seguro de Saúde APIT (Associados e Agregados), de forma distinta:
1 – Apólice “Associados”:
Foram eliminadas as seguintes coberturas: Estomatologia, próteses e ortóteses, e medicamentos, mantendo -se as restantes, com os capitais e franquias em vigor no ciclo de 2023/2024.
Estamos neste momento a preparar um conjunto de coberturas adicionais, com condições especiais de adesão facultativa, para todos os associados. Estas coberturas adicionais serão suportadas pelo próprio associado, e pagas diretamente à seguradora. No mais curto prazo possível, dar-vos-emos notícias, quanto a valores e condições.
Estamos cientes que esta não é solução ideal, mas face ao exíguo espaço de tempo que decorreu, desde o passado dia 1 até hoje (dia 9), bem como a necessidade premente de resolução deste problema, foi o compromisso possível a que conseguimos chegar.
2 – Apólice “Agregados”:
Redução em 50% dos capitais das coberturas: estomatologia, próteses e ortóteses e medicamentos, com um aumento de 30% no valor da Apólice, ou seja, o custo mensal para cada membro do agregado passará a cifrar-se em 29,78€.
Solicitamos a vossa compreensão e paciência, com todas as entropias e prejuízos causados exclusivamente pela falta de adequação da aplicação informática da Seguradora, e garantimos que a Direção da APIT tudo fez, tem feito e continuará a fazer, para ultrapassar este grave problema, ao qual é completamente alheia.
Informámos que o sistema informático está a ser carregado com as novas condições:
- Até ao final do dia de hoje (sexta-feira, 9 de agosto) estará disponível para consulta e submissão de despesas;
- Mantém-se o vosso número de cartão individual inalterável.
- No entanto realçamos que a utilização do cartão, só 48 horas decorridas (previsivelmente, logo na próxima segunda-feira, 12/08), será possível como até agora aconteceu.
A APIT é um Sindicato de Trabalhadores em Defesa de Trabalhadores!
Mantemos a nossa ação sempre com esse foco em primeiro lugar!
Com os melhores cumprimentos,
A Direção da APIT