Home Notícias PETIÇÃO: CONTRA OS PATROCÍNIOS À PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UE

PETIÇÃO: CONTRA OS PATROCÍNIOS À PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DA UE

by Nuno Barroso
0 comment

Motivação

Precisamos da tua ajuda para impedir os governos da UE de assinarem acordos de patrocínio com grandes empresas.

Durante anos, grandes empresas como a Coca-Cola, a BMW e outras têm patrocinado os Conselhos da Presidência da UE e esta má prática ainda ocorre hoje em dia. A actual Presidência do Conselho da UE, o Governo Português, acabou de assinar um patrocínio com a Delta Cafés e a distribuidora da PepsiCo em Portugal (Sumol + Compal), bem como com a The Navigator Company, uma empresa de produtos de papel associada à monocultura de eucaliptos e incêndios em Portugal, e usurpação de terras em Moçambique.

Isto é inaceitável. Como é que os nossos governos podem assinar acordos com empresas cujos produtos estão em directa oposição às políticas que têm vindo a ser desenvolvidas? O Pacto Ecológico Europeu e a “Estratégia do Prado ao Prato” (Farm to Fork), bem como o Plano Europeu de Luta Contra o Cancro da UE, reconhecem que o que consumimos tem um efeito directo na nossa saúde e no ambiente – contudo, as empresas que produzem refrigerantes carregados de açúcar estão a ser activamente promovidas pelos nossos decisores. Recentemente, negócios similares foram feitos com empresas de combustíveis fósseis, fabricantes de automóveis e gigantes tecnológicos.

No ano passado, a foodwatch entregou uma queixa à Provedora de Justiça Europeia, Emily O’Reilly, que foi um sucesso: ela concordou que estes acordos com empresas são um risco reputacional para a UE e que devem ser implementadas directrizes nesse sentido.

Mas, ao fim de 6 meses, os governos dos nossos 27 estados membros ainda não chegaram a acordo sobre nenhuma das directrizes e estão empenhados em enfraquecer a proposta que está em cima da mesa.

Nós queremos facilitar o trabalho deles. A única directriz necessária é que os governos da Presidência do Conselho NÃO PODEM SER PATROCINADOS por empresas.

Estamos a apelar ao Primeiro Ministro da actual Presidência do Conselho da UE, António Costa de Portugal, e a todos os embaixadores dos estados membros para a UE que tomem a atitude certa e proíbam todos os patrocínios futuros.

Por favor, tal como a APIT, assina esta petição e manda uma mensagem clara a todos eles, antes que sejam assinados mais acordos.

Mais informação em: VER PETIÇÃO E EMAIL SUGERIDO PARA ENVIO

Também poderá ver

Leave a Comment